quarta-feira, 1 de agosto de 2012

01 a 07/08 SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO
OS 10 PASSOS PARA UMA AMAMENTAÇÃO CORRETA
O leite materno é o alimento mais completo e equilibrado, pois atende a todas as necessidades de nutrientes e sais minerais!
1. NÃO EXISTE LEITE FRACO!
Todo leite materno é forte e adequado para o crescimento e desenvolvimento do bebê. Nos seis primeiros meses de vida, se o aleitamento materno for exclusivo, ou seja sem completar com Leite artificial não é preciso dar chá, água, suquinho, pois não são nutritivos e ocupam no estômago da criança um espaço que poderia ser ocupado pelo leite materno. Não dê qualquer outro tipo de alimento. No primeiro dia, o leite produzido, chamado colostro, é transparente ou amarelado, tem alto valor nutritivo, é suficiente para as necessidades do bebê e age como uma verdadeira vacina, protegendo-o contra doenças.
2. QUANTO MAIS O BEBÊ MAMAR, MAIS LEITE IRÁ TER!
Sugar o peito é o que estimula a produção de leite. Começar a mamar desde a sala de parto facilita a decida mais rápida do leite. Procure manter o bebê ao seu lado, do nascimento até a alta. A criança que mama no peito várias vezes, dia e noite, de acordo com sua vontade, não precisa de mais nada.
A sucção ajuda no desenvolvimento da arcada dentária do bebê!
3. COLOQUE O BEBÊ NA POSIÇÃO CERTA PARA MAMAR
Para que o bebê sugue bem, ele deve, não só abocanhar o mamilo (bico do peito), mas grande parte da aréola (parte escura do peito), com o corpo totalmente voltado para o da mãe (barriga com barriga). Quando a criança pega o peito corretamente, com a boca bem aberta, o leite sai em quantidade suficiente, o bebê engole tranqüilamente, a mãe não sentirá dor nem terá rachadura no peito.
***Acesse  matéria relacionada - Guia rápido da Amamentação: 
http://www.vivaplena.blogspot.com.br/2012/03/blog-post.html
4. CUIDE ADEQUADAMENTE DAS MAMAS
As mamas não devem ficar pendentes, por isso a dica é usar sutiã de algodão próprio para amamentação, com alças largas para mantê-los firmes e horizontalizadas.
Não existe método milagroso para curar as fissuras. Para ajudar, evite lavar os mamilos imediatamente antes ou depois das mamadas. Como o leite tem efeito bactericida e hidratante, passe um pouco nos bicos após o aleitamento. Procure trocar o sutiã quando estiver molhado e só lave a região com água, sem passar nenhum produto. Uma opção, se racharem, é usar um bico de silicone nos mamilos. (Eu usei o bico de silicone até a minha filha completar 3 meses, após isso a mama não rachou mais e amamentei até ela completar 1 ano e 8 meses - Experiência maravilhosa!).

5. RETIRE O LEITE QUANDO FOR NECESSÁRIO


Evite que a mama fique muito cheia e pesada. Se isso acontecer, ferva um frasco de vidro com tampa de plástico por 10 minutos, prenda os cabelos, lave bem as mãos, coloque os dedos onde termina a aréola e aperte várias vezes até o leite sair. Guarde o leite no frasco de vidro, na geladeira (12 horas) ou congelador/freezer (15 dias) ou doe a um banco de leite humano. Para aquecer o leite, use banho-maria. Quando a mãe não estiver em casa, dê o leite materno no copinho ou colher para não prejudicar o aleitamento.
6. EVITE AS MAMADEIRAS
Esses produtos prejudicam a amamentação. Os bebês que fazem uso de mamadeiras e chupetas acabam largando o peito.
7. UNIÃO E APOIO
Procure conversar com quem está passando a mesma experiência que você. Envolva sua família nas tarefas de casa para que você possa descansar.
8. MEDICAMENTOS
A mãe só deve tomar medicamentos orientada pelo médico, pois tudo que a mãe ingere vai pára o leite materno.

9. EXTENDA A AMAMENTAÇÃO
Recomenda-se que todo bebê seja amamentado exclusivamente no seio materno até seis meses de vida. Depois, introduza frutas e comidinha e continue amamentação até os dois anos ou mais.
10. DIREITOS DA MÃE TRABALHADORA
A mãe que trabalha fora tem direito a licença maternidade de 120 dias.Quando retornar ao trabalho, dois descansos remunerados de meia hora por dia para amamentar seu filho, até seis meses de idade
Os pais têm direito à licença-paternidade de 5 dias a partir do nascimento do bebê.
E MAIS:
A amamentação dá às mães as sensações de bem-estar, de realização, e também ajuda a emagrecer, pois consome até 800 calorias por dia (mas dá uma fome...);
É de graça, natural, prático, e não desperdiça recursos naturais;
As crianças que mamam no peito têm menos diarréias, doenças respiratórias e infecções de ouvido.
- Sugar o peito é um excelente exercício para o desenvolvimento da face, importante para ter dentes bonitos, para o desenvolvimento da fala e até para a respiração.
- Amamentar é bom também para a saúde da mãe: ela perde menos sangue depois do parto (Anemia) e tem um risco menor de ter câncer de mama e de ovário.
- Amamentar é uma forma de dar saúde, carinho e proteção ao bebê.
- Amamentação é uma forma especial de comunicação entre a mãe e o bebê. Ao ser amamentada, a criança aprende muito cedo a se comunicar com intimidade, afeto e confiança, o que pode contribuir para a sua saúde mental no futuro.
Fonte: www.revistacrescer.globo.com

Leia matérias relacionadas:
 - Porque aparece um risco escuro na barriga das gestantes?

- As fases da Gestação (1°, 2° e 3° trimestres)

- 20 dicas para ficar de bem com a balança durante a gestação

- Aumento do peso na gestação (Quanto pesa: bebê, placenta, sangue, etc)

- Guia rápido da Amamentação

- Aleitamento materno para Mães fumantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário